Dr. Airton Teles Júnior

NUTROLOGIA E GINECOLOGIA
CRM 106828 | RQE 78696

SONO, DIETA, TREINO E NÍVEIS HORMONAIS ÓTIMOS SÃO OS PILARES PARA O DESEMPENHO NO ESPORTE

treino

Necessitamos de um sono adequado, um sono reparador (Sono REM) geralmente em torno de 7:00h por noite.

O treino em quantidade e volume adequados, normalmente chegando até a falha (quando se trata de musculação) em todas as repetições, no mínimo cinco vezes por semana, aliado a um treino aeróbico pós-treino de moderada a baixa intensidade (pelo menos de 40 minutos a 1 hora).

Além disso, também é necessária uma dieta adequada em macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), calculados com base no seu Gasto Energético Basal, carga de trabalho e carga de treinos físicos.

Sono, treino, dieta e níveis hormonais ótimos são os pilares para o seu desempenho máximo no esporte. A falta de calorias, noites mal dormidas, treinos resistidos (musculação) de moderada intensidade (aquele treino que você não atingiu o popularmente chamado nas academias de “pump”) e níveis alterados principalmente da testosterona, cortisol, dos hormônios tireoidianos entre outros, limitarão o seu desempenho no esporte.

A perda de peso no esporte, quando necessária, consiste em treinos anaeróbicos e aeróbicos, aliados a uma boa alimentação. Não cometa exageros, nem para mais, nem para menos.