Os hormônios deram a nós médicos a anticoncepção e armas para tratarmos inúmeras doenças como endometriose/adenomiose, TPM, dismenorreia (dor menstrual), sangramentos menstruais anormais, tratamento dos sintomas e doenças do climatério e menopausa, osteopenia e osteoporose, deficiência de testosterona no homem entre outras doenças. Também nos deram os benefícios do aumento da disposição, da massa muscular, diminuição da gordura corporal e melhora na performance esportiva desde que não haja exame antidopping.
Os Implantes Hormonais são colocados no subcutâneo (tecido de gordura localizado entre a pele e o músculo) normalmente na região glútea supero lateral (mesma região que aplicamos outros medicamentos injetáveis intramusculares) sob anestesia local e são muito bem tolerados a sua introdução pelos pacientes.
Desvantagens das outras vias de administração dos hormônios esteroides:
Vantagens da via de administração subcutânea:
A duração dos Implantes Hormonais Femininos Inabsorvíveis é de um ano e os Absorvíveis de 4 a 5 meses. Os Implantes Hormonais Masculinos por enquanto temos apenas os Absorvíveis e duram em torno de 3 meses.