Dr. Airton Teles Júnior

NUTROLOGIA E GINECOLOGIA
CRM 106828 | RQE 78696

implante-hormonal

IMPLANTE HORMONAL

A história dos implantes hormonais vem desde 1939, mas ganharam notoriedade após uso da Gestrinona desenvolvida nos anos 70 e iniciada nos implantes hormonais na década de 90 do século passado pelo Dr Elsimar Metzker Coutinho e sua equipe. Nos anos 2000 os implantes hormonais ganharam maior notoriedade por conta da Gestrinona, que é um dos hormônios mais usados nos implantes.

Os hormônios deram a nós médicos a anticoncepção e armas para tratarmos inúmeras doenças como endometriose/adenomiose, TPM, dismenorreia (dor menstrual), sangramentos menstruais anormais, tratamento dos sintomas e doenças do climatério e menopausa, osteopenia e osteoporose, deficiência de testosterona no homem entre outras doenças. Também nos deram os benefícios do aumento da disposição, da massa muscular, diminuição da gordura corporal e melhora na performance esportiva desde que não haja exame antidopping.

Os Implantes Hormonais são colocados no subcutâneo (tecido de gordura localizado entre a pele e o músculo) normalmente na região glútea supero lateral (mesma região que aplicamos outros medicamentos injetáveis intramusculares) sob anestesia local e são muito bem tolerados a sua introdução pelos pacientes.

 

Desvantagens das outras vias de administração dos hormônios esteroides:

  • A via oral pode causar alguma intolerância gástrica, exige uma dose maior dos hormônios por apresentar uma perda pela via digestiva e efeitos da primeira passagem pelo fígado. Falta de individualização na dose (a mesma dose para todas as pacientes que ocorre os hormônios orais produzidos pela indústria farmacêutica). Ocorrência do esquecimento de tomar o comprimido. Apresenta um risco aumentado para trombose por aumentar alguns fatores de coagulação na primeira passagem pelo fìgado, o que não ocorre com as outras vias.
  • A via injetável intramuscular apresenta picos no início da administração e depois um declínio progressivo ao longo do tempo, impossibilitando uma biodisponibilidade sanguínea uniforme. Ela também possui um risco pouco aumentado para trombose, menor que na via oral. Falta de individualização na dose (a mesma dose para todas os pacientes).
  • A via trans dérmica é a que mais se aproxima da via subcutânea no sentido de menos efeitos colaterais, não apresenta as desvantagens das vias citadas acima. Porém possui o fator limitante de não manter um nível sanguíneo constante durante nas 24h do dia. Pode ocorrer o esquecimento na aplicação do gel trans dérmico, que assim como a via oral é de uso diário. Mas a via trans dérmica possui outras desvantagens, como exemplo a diminuição da absorção e menor biodisponibilidade em pacientes com pele oleosa. Deve ser aplicada preferencialmente de manhã e seus níveis sanguíneos vão caindo ao longo do dia, não mantendo um nível sanguíneo constante ao longo do dia. Ao ser aplicada, a pele não pode ter contato com nada durante 7 a 10 minutos, não podendo encostar/esbarrar em nenhum objeto e não vestir roupa nesse tempo.

Vantagens da via de administração subcutânea:

  • Possibilidade de individualização nas doses. Nenhuma paciente é igual a outra, possuem pesos diferentes, biotipos diferentes, hábitos de vida diferentes, que podem interferir na biodisponibilidade sanguínea do hormônio.
  • Não existe intolerância como a intolerância gástrica e nem efeito de primeira passagem pelo fígado como ocorre na via oral.
  • Comodidade de longa duração o que impede o esquecimento em tomar o hormônio.
  • A possibilidade de associação com outros hormônios de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente.
  • Homogeneidade da biodisponibilidade sanguínea dos hormônios durante todo o dia, não ocorrendo oscilações nem para mais (supra doses como ocorre no início da administração da via injetável) nem para menos (subdoses como ocorre no final da administração injetável e trans dérmica).

A duração dos Implantes Hormonais Femininos Inabsorvíveis é de um ano e os Absorvíveis de 4 a 5 meses. Os Implantes Hormonais Masculinos por enquanto temos apenas os Absorvíveis e duram em torno de 3 meses.