Apesar dos hormônios esteroides serem conhecidos popularmente como hormônios anabolizantes, isso é um equívoco, pois os hormônios anabolizantes (Testosterona e seus derivados), são apenas uma das classes dos hormônios esteroides.
Hormônios esteroides são todos aqueles que possuem o colesterol como base para a composição desses hormônios.
Dentre esses hormônios temos o Cortisol, Progesterona, Estrogênios (Estradiol, Estriol e Estrona) e a Testosterona, todos esses com seus respectivos derivados.
Dentre a Testosterona e Derivados temos três classes de hormônios:
- Testosteronas: testosterona bioidêntica, ésteres de testosterona, dianabol, boldenona, halotestin e turinabol. Sofrem a ação da aromatase e aromatizam/convertem em Estrogênio. Sofrem a ação da 5α- redutase e convertem em DHT (Diidrotestosterona). A DHT possui uma afinidade maior pelo receptor androgênico, é mais potente que a Testosterona e causa mais efeitos colaterais como aumento da próstata, queda de cabelo entre outros.
- Derivados da 19 Nortestosterona: Nandrolona, Trembolona e Gestrinona (lembrando que a Gestrinona é uma Progestina, hormônio feminino). Não aromatizam e não convertem em DHT.
- Derivados do DHT (Diidrotestosterona): oxandrolona, stanozolol, masterom, primobolam, hemogenin. Não aromatizam e não convertem em DHT (porque derivam do DHT). Por serem derivados do DHT também possuem mais efeitos colaterais, exceto a oxandrolona que quando usada em doses adequadas apresentam poucos efeitos colaterais e promovem uma ótima queima de gordura principalmente em mulheres.
Temos receptores de hormônios esteróides em vários órgãos do corpo, não só no músculo esquelético, ossos, pulmões, rins, sendo o coração o órgão que possui o maior número de receptores. Doses adequadas de Testosterona são benéficas para a função cardíaca.
Normalmente os derivados da 19 Nortestosterona dão mais ganho de massa e força e os derivados do DHT dão maior definição muscular, mas isso não é uma regra e varia de organismo para organismo.
Principais benefícios dos esteróides androgênicos:
- aumento da massa e força muscular.
- melhora na disposição para realizar as atividades do dia a dia.
- melhora na libido/disfunção sexual.
- melhora da função cardíaca (quando em doses fisiológicas).
- melhora da função pulmonar em pacientes com DPOC(Nandrolona).
- melhora da doença hepática crônica com uso de oxandrolona em baixas doses, sendo mais usado na administração sublingual ou implantes.
- melhora da caquexia em pacientes com câncer, AIDS e outras doenças que causam caquexia.
- promove uma maior queima de gordura.
Principais efeitos colaterais (dose dependente):
- Oleosidade da pele.
- Acne.
- Redução do HDL colesterol.
- Ginecomastia.
- Doenças Cardiovasculares.
Como foi dito anteriormente a testosterona em doses fisiológicas (normais, ótimas), são cardioprotetores e em doses supra fisiológicas são cardioagressores. Muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.