Diabetes Tipo II e obesidade são condições que estão atreladas na maioria dos casos. Não somente nesse caso, mas o ganho excessivo de peso pode ter relação direta com o aparecimento de diversas doenças prejudiciais ou até mesmo fatais para o corpo humano.
É por isso que a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde global e já é classificada como uma pandemia! Uma das condições que surgem ou se agravam com o ganho excessivo de peso é a diabetes tipo 2.
O Diabetes Tipo II ocorre na maioria das vezes como evolução da Síndrome Metabólica. Nesta fase o pâncreas já não produz insulina de forma suficiente para transportar o açúcar para dentro das células. Sendo assim, o Diabetes Tipo II é adquirido com o tempo, em decorrência na maioria das vezes da má alimentação/obesidade.
Cerca de 90% das pessoas com Diabetes Tipo II são obesas, ou seja: trata-se de uma relação grave de causa e consequência. Isso se dá pela alta ingestão de carboidratos refinados, gorduras saturadas, associado ao sedentarismo, o que gera o acúmulo de gordura no corpo, gerando primeiro a resistência à insulina e Síndrome Metabólica (que já produz danos) e depois Diabetes Tipo 2.